sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Câmara derruba veto do prefeito e servidores ganham expectativa para volta das 6horas

Os servidores públicos municipais tiveram pelo menos, por enquanto, uma vitória com relação à carga horária de 6 horas.

Os vereadores derrubaram o veto por 12 votos a 4 em reunião nesta quinta-feira (24). Foto: Ascom Câmara Municipal de Patos de Minas.
Os servidores públicos municipais tiveram pelo menos, por enquanto, uma vitória com relação à carga horária de 6 horas. Após o Prefeito Pedro Lucas vetar a norma que estabeleceu a volta das seis horas para os servidores públicos municipais, os vereadores derrubaram o veto por 12 votos a 4 em reunião nesta quinta-feira (24).
Votaram pela manutenção do veto do prefeito, os vereadores Carlito, Duda, Itamar André e Lindomar Tavares. Os outros 12 votaram a favor da carga horária das 6 horas. A polêmica maior foi porque a lei aprovada em 27 de agosto teve parecer jurídico de inconstitucionalidade e, inclusive, esta foi a razão para o veto do prefeito.
Com a derrubada do veto, a lei vai voltar para o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues que terá 48 horas para sancioná-la. Caso seja contra, o que é o mais provável, a lei retornará para a Câmara Municipal. Neste caso, o presidente, Francisco Frechiani irá promulgá-la, concedendo a carga horária de 6 horas para todos os servidores atingidos pelo decreto do prefeito.
Acontecendo isso, como já sinalizou, o Prefeito Pedro Lucas deverá entrar na justiça para manter a carga horária de 8 horas. E essa probabilidade é grande de acontecer. Os servidores comemoraram a votação que resultou em mais uma derrota política do poder executivo na Câmara Municipal.
Autor: Farley Rocha
http://patoshoje.com.br/noticia/camara-derruba-veto-do-prefeito-e-servidores-ganham-expectativa-para-volta-das-6horas-25847.html

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ATÉ 95% DESCONTO (ANISTIA) NAS DIVIDAS COM MUNICÍPIO (IPTU, ETC) - PRAZO FINAL 30/10/15

Bom dia amigos! Na reunião desta quinta-feira (17/09) foi aprovado o projeto de lei que concede descontos (anistia) nas dividas com município, o prazo é até o dia 30 de Outubro de 2015, confira abaixo e aproveite  a oportunidade.




 

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vereador denuncia irregularidades em prorrogação de contrato com empresa de coleta de lixo

Esta pode ser mais uma ação judicial contra a administração municipal.

Serviço de coleta de lixo em Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
A denúncia protocolada no Ministério Público foi feita pelo Vereador Vicente de Paula. Com vários documentos que mostram possíveis irregularidades, a denúncia afirma que o Prefeito Pedro Lucas Rodrigues teria prorrogado o contrato com a empresa de coleta de lixo de Patos de Minas ilegalmente. Esta pode ser mais uma ação judicial contra a administração municipal.
Vereador Vicente.
De acordo com o documento, o Prefeito Pedro Lucas teria sido alertado previamente por três servidores efetivos do município e ainda pelo Presidente da Câmara Municipal Francisco Frechiani acerca do término do contrato com a empresa que faz a coleta de lixo urbano na cidade, e assim deveria ter aberto novo processo licitatório. No entanto, infringindo a lei, o chefe do executivo teria feito um aditivo com a empresa sem deflagrar nova concorrência.
A denúncia, que foi acompanhada do processo administrativo acerca do assunto que corre na prefeitura municipal, argumenta que o Prefeito Pedro Lucas teria agido deliberadamente e sem justificativas plausíveis para prorrogar o contrato sem celebrar um novo processo licitatório. Sendo assim, teria causado dano ao interesse do município.
O Ministério Público vai avaliar a denúncia e deve ajuizar mais uma ação judicial de improbidade administrativa contra o Prefeito Pedro Lucas. E o caso realmente merece atenção. A administração municipal teve outro problema recentemente com término de contrato com empresa que presta serviço para o município. O Restaurante Popular está com as atividades suspensas porque a prefeitura deixou o contrato vencer.
Autor: Farley Rocha
http://patoshoje.com.br/noticia/vereador-denuncia-irregularidades-em-prorrogacao-de-contrato-com-empresa-de-coleta-de-lixo-25634.html

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Patenses já podem se inscrever para conduzir a Tocha Olímpica em Patos de Minas

Cadastro é gratuito e poderá ser feito até outubro, através dos sites dos patrocinadores das Olimpíadas. Os selecionados serão revelados em fevereiro de 2016.

Imagem ilustrativa da Tocha Olímpica Rio 2016.
Estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em participar do revezamento na condução da Tocha Olímpica em Patos de Minas. Ela vai passar pela cidade no mês de maio do próximo ano. Depois, a tocha seguirá para outras cidades até chegar ao Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016.
A cidade de Patos de Minas é uma das 83 cidades em todo o Brasil, onde acontecerá uma celebração após a condução da Tocha Olímpica. O percurso na cidade será de aproximadamente 10 quilômetros, passando por vários pontos turísticos, cortando o Município de norte a sul.
A estimativa é que aproximadamente 50 pessoas participem da celebração conduzindo a Tocha Olímpica em Patos de Minas, já que cada pessoa deverá conduzi-la por 200 metros. Qualquer pessoa pode se inscrever e, eventualmente, ser escolhida para participar desse revezamento, já que, nessa edição dos Jogos, a Tocha não passará apenas pelas mãos de atletas e celebridades, como de costume, mas poderá ser conduzida por pessoas comuns.
As inscrições já se encontram abertas e poderão ser feitas até o dia 14 de outubro, através dos sites dos três patrocinadores oficiais do evento: Coca-Cola, Bradesco e Nissan.
As pessoas podem se inscrever pelo site da Coca-Cola (CLIQUE AQUI), que lançou a campanha “Isso é ouro”. Neste caso, o interessado terá que enviar um vídeo mostrando uma “atitude ouro que espalhe a felicidade”. A ideia é transformar simples atos do cotidiano com os amigos em algo especial.
Já pelo site da Nissan (CLIQUE AQUI), que lançou a campanha “Quem Se Atreve”, a pessoa terá que contar uma história de “atrevimento”. Não precisa ser relacionada ao esporte, podendo ser qualquer história bacana, que tenha mexido com as pessoas ao redor.
E pelo Bradesco (CLIQUE AQUI), que lançou a campanha “Revezamento BRA”, o interessado poderá indicar alguém que tenha transformado a vida das pessoas em sua região. Pode ser um vizinho, um conhecido ou parente; só não vale indicar a si próprio.
Em cada um endereço, o interessado encontrará informações mais detalhadas sobre como participar, regulamento e as datas específicas de encerramento do prazo, todas elas em outubro. Na campanha da Coca-Cola, o prazo de inscrição vai até 25 de outubro enquanto que Bradesco e Nissan receberão inscrições para suas respectivas campanhas até 14 de outubro.
Maiores detalhes podem também ser obtidos junto a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, através da Diretoria de Eventos e Lazer, nos números (34) 3822-9664/9663, ou via e-mail eventos@patosdeminas.mg.gov.br.
http://patoshoje.com.br/noticia/patenses-ja-podem-se-inscrever-para-conduzir-a-tocha-olimpica-em-patos-de-minas-25536.html

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Chuva mal começa e alunos já ficam sem aula em Patos de Minas por causa das estradas

Moradores da zona rural já vinham cobrando melhorias nas estradas.

A foto enviada por um leitor mostra três veículos atolados na estrada.

A chuva mal começou e as aulas já tiveram que ser suspensas em pelo menos duas escolas da zona rural de Patos de Minas. Nesta quarta-feira (09), os ônibus não tiveram condições de passar. Ontem (08), a situação não foi diferente. Moradores da zona rural já vinham cobrando melhorias nas estradas.
Na escola João Gualberto de Amorim Jr., na comunidade de Curraleiro, os alunos ficaram sem aula pelo segundo dia consecutivo. Ontem (08), o ônibus que levava os professores não conseguiu passar e teve que retornar para a cidade. Os veículos que levavam os alunos também não conseguiram passar.
Nesta quarta (09), os professores nem foram para a escola. A informação era de que as estradas não tinham a menor condição de tráfego. Na Escola Jeremias F. de Paula, em Santa Maria, a situação não foi diferente. Com as péssimas condições das estradas, os alunos foram dispensados da aula.
Na Escola Abdias Caldeira Brant, em Alagoas, nessa terça (08), houve aula, mas muitos alunos faltaram por causa das estradas. E olha que foram apenas dois dias de chuva sem muita intensidade. A preocupação é porque caso continue a chover, outras escolas também terão que suspender as aulas.
Autor: Farley Rocha
http://patoshoje.com.br/noticia/chuva-mal-comeca-e-alunos-ja-ficam-sem-aula-em-patos-de-minas-por-causa-das-estradas-25541.html

Abaixo Requerimento enviado ao Prefeito em Julho sobre minha preocupação que essa situação estava prestes a ocorrer.
 

 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Homens e máquina voltam a trabalhar para revitalizar a Lagoa Grande em Patos de Minas

No entanto, ambientalistas entendem que o trabalho agora deve se expandir para toda a lagoa.


Uma carregadeira está no local juntando o sedimento para que depois seja retirado em caminhões.
 Quem passou pela Lagoa Grande na manhã desta quinta-feira (03) pôde ver que homens e uma máquina voltaram a trabalhar no local. A boa notícia levou várias pessoas a pararem na orla da lagoa para ver o trabalho e mandar alguns pensamentos positivos. No entanto, ambientalistas entendem que o trabalho agora deve se expandir para toda a lagoa.
Uma carregadeira está no local juntando o sedimento em montes para que depois seja retirado em caminhões. Na parte da manhã, no entanto, nenhuma caçamba foi vista no local. Os caminhões devem ir para o local na parte da tarde. Em outra parte, homens fazem uma barricada para contenção da água. Eles usam sacos com terra para fazer o trabalho.
Porém, o ambientalista Wilson José da Silva esteve no local e viu que o trabalho deve se expandir para toda a lagoa. Ele explicou que o projeto contempla a retirada de 1,30m de sedimento, contudo está sendo necessário retirar apenas 30cm. Com isso, ele argumentou que outras áreas assoreadas da lagoa também devem passar pelo desassoreamento.

IMAGENS atualizado em 03/09/2015 • 31 fotos

Outra questão que segundo ele precisa ser corrigida é a barricada que está sendo construída para conter a água. Ele explicou que a lagoa está praticamente sem água, sendo assim o ideal seria drenar o restante e esperar secar como aconteceu na parte mais assoreada. Ele também criticou a forma com que está sendo construída a barricada.
A obra orçada em quase meio milhão de reais começou em 19 de maio. A previsão de término é 24 de dezembro. A expectativa é de que todo sedimento seja retirado antes da chuva, já que isso complicaria a conclusão do serviço. A Lagoa Grande é o cartão de visitas para as pessoas que chegam a Patos de Minas, sem falar que o local é usado diariamente por centenas de moradores para a prática de atividades físicas.
Autor:Farley Rocha
http://patoshoje.com.br/noticia/homens-e-maquina-voltam-a-trabalhar-para-revitalizar-a-lagoa-grande-em-patos-de-minas-25461.html

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Servidores decidem suspender a greve até a decisão final da Câmara sobre carga horária

A categoria vai dar continuidade à luta por melhores condições de trabalho, mas pretende esperar a decisão final da Câmara Municipal.

Durante o período de greve foram realizadas assembleias para tratar do assunto. ( Foto: Arquivo Patos Hoje)
Em reunião na manhã desta quarta-feira (02) a comissão de greve montada pelo Sintrasp decidiu pela suspensão da greve dos servidores públicos municipais. A categoria vai dar continuidade à luta por melhores condições de trabalho, mas pretende esperar a decisão final da Câmara Municipal que aprovou um Projeto de Lei reduzindo a carga horária dos servidores municipais de oito para seis horas diárias.
Foram oito dias de paralisação e muitos protestos em busca de um diálogo com a administração municipal que não aconteceu. O prefeito Pedro Lucas chegou a nomear uma comissão, mas nenhuma proposta foi apresentada. Por outro lado nenhuma reinvindicação feita pelos servidores foi atendida. Sem negociação com o Executivo, os servidores decidiram apostar na Lei aprovada na Câmara.
Os servidores decidiram suspender a paralisação e aguardar o desfecho da proposta de redução da carga horária aprovada na Câmara. “A população está sofrendo com a greve e se o prefeito não preocupa com o povo, os servidores se preocupam”, explicou o presidente do Sintrasp, Paulo Augusto Correa. Com esta decisão, os servidores que estavam em greve voltam ao trabalho a partir desta quarta-feira (02).
A intenção dos servidores é interromper a greve até a decisão final em torno do Projeto de Lei que reduz a carga horária e que foi aprovado na Câmara. O prefeito Pedro Lucas já deu mostras que irá vetar a proposta que é considerada inconstitucional. Entretanto, o presidente da Câmara, Francisco Frechiani, adiantou que vai promulgar a lei, se o veto for derrubado pelos vereadores.
A greve dos servidores públicos municipais foi motivada pelo decreto que amplia a carga horária de seis para oito horas diárias. A categoria alega que a redução do período de trabalho foi acordada com a administração anterior que não tinha dinheiro para dar reajuste salarial para os funcionários. Durante a campanha, o então candidato a prefeito Pedro Lucas também prometeu manter a carga horária de seis horas diárias.
Mesmo com o fim da paralisação os servidores esperam abrir negociação com a Administração Municipal para resolver o impasse. O prefeito Pedro Lucas não fala sobre o assunto.
Falta de condições de trabalho
Os servidores municipais voltaram a trabalhar nesta quarta-feira (02), mas as condições de trabalho não são as melhores. O Vereador Vicente verificou que os profissionais da Diretoria de Obras estão sem realizar o serviço porque a Prefeitura trocou o sistema, mas não houve capacitação. Eles também reclamam que faltam ferramentas para o novo sistema.
Autor: Maurício Rocha
http://www.patoshoje.com.br/noticia/servidores-decidem-suspender-a-greve-ate-a-decisao-final-da-camara-sobre-carga-horaria-25449.html