O Brasão de Armas Municipal procura representar a nossa história, a nossa fé, a nossa integração à vida do Estado de Minas Gerais e a nossa riqueza. Na Lista finalizando o Brasão há o topônimo do Município, Patos de Minas, Ladeado à esquerda pela data do dia e mês: 29.2 e, à direita, o ano da instalação do Município: 1868. É ladeado por dois ramos de milho.
O Brasão aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal, e o losango branco onde é contido representa a própria cidade-sede do Município. A cor branca é símbolo da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. As faixas brancas carregadas de sobre faixas vermelhas, que partem dos vértices do losango esquartelando a bandeira, representam a irradiação do Poder Municipal, que se expande a todos os quadrantes de seu território.
A cor vermelha é símbolo de dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia. Os quartéis azuis, assim construídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal; o azul simboliza a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade.
Fonte:
Oliveira Mello, Antônio de, 1937.
Patos de Minas, meu bem querer. 3. ed. revista, ampliada e revisada.
Edição da Prefeitura Municipal de Patos – SEMED, 2008.
Patos de Minas, meu bem querer. 3. ed. revista, ampliada e revisada.
Edição da Prefeitura Municipal de Patos – SEMED, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário