A programação totalmente gratuita do Balaio 2015 acontece de 03 a 07 de setembro.
A estrutura começou a ser montada nessa segunda-feira (24).
Depois de quatro edições realizadas no interior do Parque de Exposições, simultaneamente com a Fenamilho, o Balaio de Arte e Cultura será realizado pela primeira vez na praça da avenida Getúlio Vargas. Para os organizadores um desafio maior e melhor. A estrutura começou a ser montada nessa segunda-feira (24). A programação totalmente gratuita do Balaio 2015 acontece de 03 a 07 de setembro.
“Melhor no sentido de cumprir com maior propriedade a filosofia central do Balaio que é de trazer a cultura, tanto erudita quanto popular, para a praça, possibilitando que as pessoas usufruam desse bem cultural que é o Balaio”, afirma Alex Borges – curador de arquitetura do Balaio 2015. “Isso está sendo muito praticado nas cidades grandes e médias, não só no Brasil como em todo o mundo, que é a apropriação do espaço público para praticas coletivas, culturais, esportivas e de lazer. Uma forma das pessoas estarem interagindo e valorizando os espaços públicos. É uma tendência mundial”, explica o curador.
Alex Borges foi o responsável pela elaboração do projeto arquitetônico de toda a estrutura do Balaio 2015. Segundo ele foi feito um estudo para que a vocação de cada praça fosse respeitada. “A praça do monumento de Olegário Maciel, em frente à Catedral, é uma praça mais introspectiva, tem um espaço menos alargado e que poderia abrigar a exposição de artes, até pela proximidade com o museu. Ali a gente pensou em uma exposição aberta que vai se interagir com arte urbana”, explica Alex.
“A gente fez como se fosse a construção de uma grande cidade. Serão duas estruturas, com vários postes de seis metros de altura, que dão uma ideia de ordem, de organização e ao mesmo tempo, em baixo serão colocados tapumes, meio que serpenteando esses pilares. A gente queria colocar uma dicotomia do Brasil, aquele Brasil moderno, planejado e aquele Brasil que ainda existe, tradicional que insisti pela espontaneidade, pela falta de organização, na falta de planejamento. A gente queria jogar esta brincadeira para interagir com o público”, alega o autor do projeto.
- Next
“A quadra dois é a Praça do Coreto, que tem uma vocação para reunir as pessoas para se alimentarem, para participar da feira de artesanato. A gente aproveitou esta vocação para instalar o espaço da gastronomia e o palco para culturas populares, que é Palco Mais, que é por onde vão passar os grupos folclóricos, de dança e folias de reis. Esse palco será usado intensamente”, afirma Alex.
Por último, a quadra três é a Praça do Fórum, que é considerada a praça cívica de Patos de Minas e que receberá o palco principal. “É lá que vão acontecer os espetáculos mais importantes do Balaio 2015”, afirma Alex. O curador de arquitetura explica que a estrutura foi preparada para receber o público e para que as pessoas participem intensamente do Balaio.
“É o grande sonho desde o primeiro Balaio é trazer as pessoas para dentro do movimento cultural”, conclui. O Balaio de Arte e Cultura vai acontecer de 03 a 07 de setembro na avenida Getúlio Vargas em Patos de Minas com entrada gratuita para toda a população. A programação está disponível no site www.balaioartecultura.com.br.
Fonte:Assessoria de Comunicação Balaio
http://www.patoshoje.com.br/noticia/estrutura-do-balaio-de-arte-e-cultura-comeca-a-ser-montada-na-praca-da-getulio-vargas-25364.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário